quarta-feira, 9 de novembro de 2005

Ética na família

Recentemente participei de um debate sobre o tema “Família: aspectos éticos e jurídicos”. É impressionante como a questão ética desperta cada vez mais o interesse nas pessoas. Talvez se esteja percebendo que, por mais que o progresso tecnológico traga benefícios, é impossível que proporcione a tão almejada qualidade de vida se não vier acompanhado de igual evolução nas relações humanas.
Quando foi aprovado, em 2002, o novo Código Civil brasileiro, muito se noticiou que, no âmbito do direito de família, teria ocorrido grande evolução, com a quebra de “tabus”, e outras coisas semelhantes. Não sei o que se entende, no caso, por evolução, mas se com isso se afirma que houve desvalorização do casamento ou  enfraquecimento dos laços entre pais e filhos, a assertiva não é verdadeira. É que a nossa lei contém preceitos que, se fossem aplicados, ensejaria um verdadeiro resgate da ética na família.
O primeiro artigo do livro que trata do Direito de Família consagra que o casamento estabelece comunhão plena de vida, com base na igualdade de direitos e deveres dos cônjuges. Nisso está destacado o caráter perene do matrimônio. E nesse propósito de se resgatar a ética na família, há que se investigar em que medida se têm consciência disso quando se dão em casamento. Certa vez soube de um pai que, todo choroso, dizia à filha, poucos dias antes da cerimônia: “Filha, deixarei seu quarto tal como está, se não der certo, pode voltar quando quiser”. Certo orientador familiar, comentando o caso, concluiu: “Se não der certo? Já não deu! Encarar as agruras do início de uma vida conjugal com um pé dentro outro fora, é naufrágio certo!”.
Conta-se que Hernán Contes, o conquistador espanhol, ao desembarcar no México, afunda os seus barcos a fim de evitar deserções e penetra no continente. Para se estabelecer uma comunhão plena de vida, penso que o casal deva encarar dessa forma o casamento: afundando os barcos que os pudessem conduzir à vida de antes. Essa opção exige verdadeira batalha, no mais das vezes contra os próprios defeitos, mas vale a pena.
O nosso moderno Código Civil não pára aí. Em seu artigo 1.566, estabelece que são deveres de ambos os cônjuges a fidelidade recíproca. Quando se fala de fidelidade gosto muito de lembrar de um sábio que construía um trocadilho: “felicidade, fidelidade, fidelidade, felicidade...”. E o fazia propositadamente, dada a estreita vinculação que uma tem com outra, além das semelhanças fonéticas.
A felicidade depende da fidelidade aos compromissos assumidos, e isso em todos os âmbitos das relações humanas. Muitas pessoas, em certa fase da vida, sentem-se frustrados profissionalmente porque não foram fiéis aos compromissos assumidos. E isso se dá em maior intensidade nas relações conjugais. Aquela promessa de que seria na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, deve se traduzir em atos concretos coerentes com o compromisso todos os dias. Isso implica em interromper um pouco o trabalho, se isso for possível, para falar com o outro, em saber se está tudo bem, em esforçar-se por fazer boa cara à noite quando a família se reúne, por mais estressante que se tenha sido o dia, enfim, esquecer-se de si e ocupar-se do outro.
E o Código Civil continua com o rol de deveres: vida em comum no domicílio conjugal. Um amigo meu, comentando essa norma, certa vez conclui, meio brincando meio a sério: “é ilegal que as pessoas de uma família jantem diante da TV e ali fiquem até a hora de dormir, sem ter ao menos alguns minutos de conversa livres dessa intrusa que afoga o relacionamento entre as pessoas”.
E mais: mútua assistência; respeito e consideração mútuos. Mútua assistência não é apenas ir visitar no hospital quando o outro estiver doente. É ouvir, conhecer os problemas, anseios, frustrações e encará-los como próprios, pois somente assim a ajuda pode ser sincera e eficaz. Respeito e consideração que se traduzam em trato afável, sobretudo diante dos filhos.

O Código fala ainda em sustento, guarda e educação dos filhos. Quanto a isso,  podemos voltar a falar em outra oportunidade. Porém, se os filhos crescerem num ambiente em que os pais se portam de acordo com os demais deveres, por certo que estarão muito bem amparados e educados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário