segunda-feira, 20 de outubro de 2008

TV e educação

Na edição do penúltimo domingo, dia 12 de outubro, o Correio Popular trouxe uma interessante matéria que trata dos riscos que a INTERNET proporciona aos nossos filhos. E de fato é importantíssimo que os pais estejam atentos e vigilantes para evitar os grandes males que o mau uso do computador pode acarretar. Mas e a TV, também não pode ter os seus efeitos ruins? Parece que os pais aos poucos estão se dando conta da necessidade de controlar o uso da INTERNET. Nesse cenário moderno, contudo, a TV costuma ser encarada como um equipamento antigo e, por ser de há muito conhecido pelos pais, pensam que é totalmente inofensivo. Mas será mesmo assim?
Assim como a INTERNET, a TV é um meio de comunicação fantástico que, se for bem utilizado, pode ajudar muito os pais na educação dos filhos. Porém, é necessário que haja critério e vigilância por parte dos pais para que o mau uso da TV não acabe por minar todos os valores que se tentam transmitir aos filhos.
Para que a TV possa de verdade auxiliar os pais na educação dos filhos é necessário que se limite o tempo em que ficarão diante da tela, que os programas sejam bem escolhidos e, sempre que possível, que os pais assistam a alguns programas juntos com os filhos.
É necessário que cada família estabeleça um horário para assistir TV. Quando chegamos a casa, por questão de segurança, é muito comum que tranquemos bem a porta e, se alguém toca a campainha, não abrimos o portão sem antes nos certificarmos muito bem quem é. Do contrário, poderíamos colocar a nossa família em risco de assalto etc. Pois bem, mas será que ao deixarmos nossos filhos sozinhos diante da TV, com o controle seletor de canais na mão, para assistirem ao que bem entenderem, não estaremos escancarando nossa casa para que exibam aos nossos filhos coisas piores ainda?
Além disso, estabelecer um horário é necessário para que os jovens e as crianças possam se dedicar a outras atividades saudáveis, como a leitura, o esporte e a música.
Mas além de limitar o tempo, é necessário muito critério ao escolher os programas que irão assistir. Poderia alguém dizer: “mas isso é censura!”. De fato, a censura tem entre nós uma forte conotação negativa porque foi utilizada em um passado não muito longínquo como forma de manter um regime totalitário. E, nesse sentido, a censura utilizada como forma de opressão é um grande mal mesmo. Porém, será que a própria emissora de TV não faz uma escolha das matérias que irão ao ar em detrimento de outras que não irão? Isso também é censura? Ora, se a emissora pode escolher o que a ela convém transmitir e o que não lhe convém, tanto mais os pais terão o direito de escolher o que é bom e o que não o é para os seus filhos.
Aliás, a manipulação existe e não podemos ignorá-la. E a TV é um fantástico meio para isso. Uma pesquisa feita na Austrália demonstrou que mais da metade das crianças pesquisadas entre nove e dez anos acreditava que Ronald Mcdonald sabia o que era uma boa alimentação para elas! Ora, como se conseguiu incutir essa idéia falsa na cabeça de tantas crianças?
Mas não basta que os pais limitem o horário destinado a assistir TV e selecionem bem os programas. É que mesmo programas em si ruins, como a maioria das telenovelas, podem ser bem aproveitados na educação se os pais os assistirem diante dos filhos. Por exemplo, diante de uma atitude de vingança ou de infidelidade, os pais podem questionar os filhos o que pensam do assunto, sem manifestarem suas opiniões. E, a partir de uma série de perguntas oportunas e feitas de forma serena, fazer com que eles vejam o que há de ruim nisso e, dessa forma, adquiram boa formação.

Há um ditado popular que diz que “é o olho do dono é que engorda o gado”. Com isso se quer dizer que todo empreendedor deve estar atento ao seu negócio, pois do contrário esse irá à ruína. Isso, com muito maior razão se aplica aos pais na educação dos filhos. É necessário que se façam presentes e que estejam atentos. Afinal, há negócio mais importante, e que, por conseqüência, que mereça mais atenção que a educação dos filhos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário