segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Educação e Participação

No dia 22 de outubro, tive a grata satisfação de participar de um encontro de dirigentes de escolas públicas, promovido pela Fundação Educar DPaschoal e pelo Compromisso Campinas pela Educação. Foi emocionante e extremamente motivador o depoimento de Rejane da Costa, diretora da escola Rubem Gomes (RJ). Ela expôs os imensos desafios que enfrentou na direção do colégio, situado entre os morros do Chapadão e da Lagartixa no Rio de Janeiro, onde há três facções do tráfico de drogas. Apesar das condições totalmente adversas de pobreza, violência e falta de esperança de seus alunos, com muito trabalho, dedicação e amor ela conseguiu reverter a situação precária por que passava a escola. Hoje, é um exemplo magnífico de superação. E um dos ingredientes mais importantes desse sucesso, conforme relata Rejane, foi fazer com que os pais se engajassem em melhorar as condições do colégio. Mais que isso, que se participassem de verdade da formação de seus filhos.
É inegável que grande parte de nossa população ainda vive em condições de extrema miséria. Além disso, vivenciamos uma crise ética de proporção enorme, revelando que a miséria moral, presente em todas as classes sociais, é talvez mais deletéria para a sociedade que a própria escassez de bens materiais. Diante desse cenário, surge como um consenso que somente a educação pode salvar as gerações futuras. Porém, em que rumo deve andar a educação para superar esses problemas?
Certamente são muitos. Aliás, problema complexo como esse não comporta solução simplista. Porém, dentre muitas outras ações a serem tomadas é imprescindível que haja uma sólida formação de valores. E para isso se faz imprescindível a parceria entre a família e a escola.
A família é insubstituível na formação das pessoas. O ser humano, por natureza, foi concebido para nascer, desenvolver-se e morrer no seio de uma família. Assim, é inútil qualquer tentativa de formação de valores se esses não forem fomentados e vivenciados na família.
Diante dessa realidade, há que se questionar o papel da escola na formação dos alunos. Sendo evidente a imprescindibilidade da família, algumas instituições de ensino, públicas ou privadas, se empenham em fazer uma espécie de delimitação do terreno. Ou seja, estabelecer até onde é atribuição da escola e até onde cabe à família.
Embora seja necessário mesmo definir atribuições, penso que muito mais importante que isso é estabelecer parcerias sólidas. O grande desafio da escola no mundo moderno será formar os pais. É que, se por um lado eles são insubstituíveis na educação, por outro, estão desorientados, sem saber como lidar com os grandes conflitos que marcam a educação de seus filhos.
Assim, os pais precisam mesmo “voltar para a escola” para aprenderem a ser pai e mãe. E a escola que pretenda desempenhar com eficácia a sua missão de construtora de uma nova sociedade deve estar preparada para acolher esses “alunos”. Não basta, ainda que seja muito importante, que a escola tenha bons profissionais habilitados a ensinar com competência a matemática e a língua portuguesa. Terá de saber ensinar como os pais devem agir para que os filhos pequenos aprendam a dormir sozinhos, por exemplo, ou como dar motivos suficientemente fortes para que os adolescentes digam não às drogas.

No próximo dia 7 de novembro, acontecerá em Campinas um seminário promovido pelo Centro de Estudos da Educação, com o tema “Educar participando” (www.educarparticipando.com.br). Será abordada a importância do relacionamento entre pais e escola e também a necessidade de um engajamento de todos num compromisso sério pela educação. Ao contemplar essas iniciativas, dentre muitas outras em que se lançam pessoas empreendedoras, vêm como que intuitivamente as palavras de alento proferidas pela Rejane da Costa: “é possível, é possível mudar a educação desse País”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário