segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Projeto familiar

Quanto se fala em construir um projeto de vida, é comum pensar na escolha da profissão, sonhar com a ascensão na carreira escolhida, ganhar dinheiro, comprar uma casa, carros, viajar. Em suma, almeja-se um sucesso profissional. Essas coisas são importantes para a realização pessoal. Mas e a família? Não deve ela também ocupar um lugar de destaque nos nossos sonhos e projetos?
Deixamo-la de lado, ao menos quando elaboramos os nossos projetos, muitas vezes por pensarmos que não há muito que planejar ou o  fazer para buscar o sucesso também na vida familiar. Quanto ao sucesso profissional, sabemos bem o caminho a percorrer: cursar uma universidade, ingressar numa boa empresa, ser aprovado num concurso público, montar o próprio negócio etc. Em cada profissão escolhida há um itinerário para atingir a excelência.
Quanto à vida familiar, em especial o casamento e a educação dos filhos, tendemos a considerar que se trata de um campo em que o que entra em jogo é apenas o sentimento. E, sendo assim, não há muito que se possa fazer para assegurar o sucesso também nessa área.
De fato, as relações familiares são fortemente marcadas pela afetividade. Deve mesmo haver afeto entre marido e mulher, como ademais esse há de ser nutrido entre pais e filhos. No entanto, equivoca-se quem pensa que esses relacionamentos sejam mantidos exclusivamente pelo sentimento. Também podem e devem ser norteados por compromissos livremente assumidos e pelos quais se luta por honrar, tendo sempre como fim e como causa o amor que não pode faltar numa família. E o amor é sentimento, mas está também na vontade de querer amar cada vez mais a esposa, o marido e os filhos.
Essa maneira de encarar as relações familiares é importante para nortear as escolhas e decisões que tomamos no curso das nossas vidas. Isso porque se colocamos intenso empenho na busca do sucesso profissional, trabalhando muitas horas por dia e buscando sempre aprimorar mais os conhecimentos, maior esforço ainda merece ser dedicado à esposa, ao marido e aos filhos.
E isso não pode ficar em meras considerações teóricas, mas há de se traduzir em propósitos e ações bem concretas no nosso dia-a-dia. Trata-se, por exemplo, de o marido se esforçar por se lembrar das datas importantes para a esposa, anotando na agenda, se necessário. É o caso de a esposa também procurar fazer aquilo que agrada ao marido, esmerando-se para estar bem vestida e amável também em casa, e não apenas quando se tem algum compromisso social. E que o marido saiba reconhecer e valorizar esse esforço dela...
A educação dos filhos bem merece um capítulo a parte. Mas o essencial é encarar o assunto como prioridade em nossas vidas. Soube de um pai que foi convidado a comparecer a uma reunião na escola do filho. Chegando lá, esse indagou surpreso: “Pai?! Você não tinha um compromisso importante hoje?”. “Sim. O Diretor Presidente da empresa estará visitando a nossa unidade hoje e haverá um almoço com ele. Porém, neste momento, não há nada mais importante a fazer do que cuidar da sua educação”, respondeu o pai com ar de ternura e acolhida.

Pesquisas mostram que um dos maiores traumas sofrido pelas pessoas é aquele decorrente da ruptura de um relacionamento conjugal. De igual modo, conhecemos bem a frustração e amargura que causa ver nossas filhas e filhos perdidos e desorientados, infelizes por não encontrar um sentido para as suas vidas. Assim, a felicidade e a realização pessoal dependem fortemente do empenho que fazemos para amar cada dia mais a esposa, o marido, os filhos e os pais. Afinal, já se disse com muita propriedade: “Não há sucesso profissional que compense o fracasso no lar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário