segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Valores ou virtudes?

Há um consenso, ao menos em teoria, sobre a necessidade de se cultivar os bons valores na família, na escola, nas empresas, no serviço público e na sociedade em geral. No entanto, há uma forte resistência em se sustentar a necessidade de se formar as pessoas nas virtudes. É como se essa palavra trouxesse um ranço de religiosidade que deva ser evitada.
Nesse cenário, fala-se em valores como uma espécie de eufemismo para as virtudes. Muitas vezes, porém, se evita pura e simplesmente falar nessa última pelo comprometimento ou esforço que ela exige. Mas será que as expressões têm o mesmo sentido? Mais ainda, a mulher e o homem moderno poderão simplesmente abandonar a luta para adquirir virtude, quiçá por não mais ser necessária no mundo em que vivemos?
Penso que os valores sempre foram e sempre serão fundamentais em qualquer organismo social. Eles expressam aquilo em que se acredita e dá sustentação às instituições. Tomemos como exemplo o respeito numa família ou numa escola. Uma vez definido como um bem, ele passa a orientar as decisões e a própria convivência.
Porém, ainda que os valores sejam de especial relevância, eles são externos aos indivíduos e não asseguram, por si sós, que as pessoas ajam de maneira coerente com o que se prega. Tomemos como exemplo uma escola ou uma família em que se cultiva a solidariedade. Poderá, nesse caso, promover eventos que estimulem as ações solidárias. Poderá, também, expor aos alunos ou aos filhos a importância disso na convivência. No entanto, por muito que se fale e pregue, praticar ações práticas e concretas pelo bem do outro sempre custará esforço, sendo necessário, muitas vezes, superarmos a nossa tendência ao egoísmo e ao comodismo.
Assim, é perfeitamente possível proferirmos belas palavras ou discursos sobre a solidariedade e, no entanto, diante de uma necessidade concreta de um irmão ou de um colega, tratá-lo com indiferença ou sequer notarmos que passa por uma dificuldade que o faz triste ou abatido, necessitado de um pouco de atenção e carinho.
Diante disso, é fundamental adquirirmos virtudes. Elas são necessariamente interiores e pessoais. A sua aquisição pressupõe um esforço reiterado e constante. No nosso exemplo acima, se os membros da família ou da escola se dedicarem a praticar a solidariedade em ações bem concretas, como realizar pequenas tarefas que façam mais agradável a vida dos demais, ceder o melhor lugar ao outro, cuidar dos doentes etc., essa reiteração permitirá que se formem hábitos bons. Esses, por sua vez, predispõem as pessoas a atuarem daquele modo. Vale dizer, forjam-se as virtudes. E então elas estarão no coração das pessoas e não apenas na sua boca, no papel ou no regimento escolar.
Lembro-me de uma discussão que presenciei entre dois colegas na Universidade, que talvez ilustre o que estamos a sustentar. Caminhavam nas imediações do Largo de São Francisco, em São Paulo, quando um pedinte se aproximou. Um deles parou, escutou o que o outro pedia, fitando-lhe com respeito nos olhos e ouvindo atentamente. O estudante, apesar dos parcos recursos, foi a um restaurante e comprou um prato feito, entregando-o ao mendigo. O outro, então com fortes convicções marxistas, protestou: “Você está estimulando o capitalismo selvagem! O problema está nas instituições. Enquanto a classe proletária não se levantar contra a concentração da renda e contra essa burguesia que explora o trabalhador, não resolveremos o problema desse homem!”.
Com muito senso de humor, mas também com valentia, respondeu o primeiro: “Camarada, mas enquanto a revolução não chega, a classe proletária precisa comer!”. E, depois, de uma descontraída risada, prosseguiu: “Vamos tomar uma cerveja!”.

Os valores e as ideologias, por si sós, não mudam as pessoas por dentro. E se elas não se transformam, tampouco irão renovar a sociedade, que é formada por seres humanos. Por isso, é fundamental que haja bons valores na escola, na sociedade e em qualquer grupo social. Mas são as virtudes, arraigadas nos seus membros, que os sustentam e fazem com que se traduzam em ações concretas, aptas a fazer esse mundo mais humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário