segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A Primeira Escola

A escolha do colégio é uma decisão difícil para os pais, sobretudo no momento de matricular o primeiro filho. Nesse assunto, não há receita pronta. Cada casal deve decidir de acordo com a situação peculiar da sua família. Apesar disso, há alguns aspectos a serem considerados, que talvez nos possam ajudar no momento de tomar essa decisão.
É comum que os pais de primeira viagem estejam muito atentos ao fator segurança. Analisam canto por canto para verificar se não há riscos de os filhos se machucarem. É um dado importante, afinal, queremos que nossos filhos estejam bem cuidados, sobretudos enquanto não estamos presentes. No entanto, não é o único nem sequer o principal aspecto a ser observado momento da escolha.
Outro aspecto que se considera é a qualidade técnica do ensino. Ou seja, procura-se que já desde os primeiros anos de vida lhes sejam transmitidos ensinamentos de uma maneira eficaz, de modo a alcançarem a bagagem intelectual necessária para enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Isso também é muito importante. Mas não é tudo que deve ser considerado.
Talvez devêssemos nos perguntar o que desejamos para os nossos filhos. Não se trata de sonhar que escolham determinada profissão, que se casem ou que permaneçam solteiros, pois tais decisões caberão a eles tomar livremente. No entanto, seja qual for a profissão ou o estado que venham a assumir, toda mãe e todo pai por certo gostariam muitíssimo que os filhos venham a ser mulheres e homens responsáveis e felizes. O dom mais alto que podemos aspirar para eles é a felicidade. E a educação que lhes é proporcionada na família e na escola podem contribuir ou prejudicar esse fim tão intensamente desejado por todo ser humano.
E um ingrediente importante nessa busca da felicidade é adquirir virtudes. Ouso dizer que quanto mais virtuosos forem as nossas filhas e os nossos filhos, tanto mais felizes serão. Assim, não basta que a escola cuide com dedicação dos alunos. Tampouco é suficiente que tenha alcançado a excelência na transmissão do conhecimento. É também imprescindível que saiba fomentar, sempre em parceria com a família, a aquisição de virtudes.
Mas uma vez estabelecidos alguns fatores a se considerar, ainda assim muitos pais talvez fiquem na dúvida de como verificar se determinada escola de fato desenvolve todo trabalho que promete. É que muitas vezes se valem de técnicas rebuscadas para vender o seu produto, cuja eficiência não é fácil de ser detectada no curso prazo.
Penso que aqui os pais deverão ser bastante cautelosos e desenvolver um espírito de observação. Assim, quando ouvir de um coordenador ou diretor de uma escola que se faz isso ou aquilo, convém sempre indagar sobre como se atinge determinada finalidade. Por exemplo, muitos dirão que há uma estreita parceria com a família. Nesse caso, há que se perguntar sobre quais ações concretas que são feitas periodicamente para se estabelecer essa parceria. E tais indagações devem ser feitas em relação a todos os aspectos que os pais julgam relevantes que haja na instituição.
Por fim, há que saber respirar o ar da escola, nem que seja por uns instantes. Como dizíamos, o prêmio da virtude é a felicidade. Assim, num colégio que a promove, se poderá notar um tom de alegria e acolhida, tanto da direção, como dos funcionários, professores e alunos.

Uma família que tenta construir na sua casa um recanto luminoso e alegre deve buscar uma escola que seja uma extensão do próprio lar, onde também esteja refletida essa luminosidade e alegria. Por vezes pode parecer penosa essa procura, mas vale a pena ser muito criterioso e exigente. Afinal, o que está em jogo é a felicidade das pessoas que mais amamos neste mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário