segunda-feira, 29 de abril de 2013

A Voz da Consciência

Há poucos meses, ocorreu um incidente com um filho meu que bem pode ser o ponto de partida do tema proposto: a consciência. Ele deixou a carteira e o celular sobre um veículo, estacionado defronte a nossa residência, enquanto retirava a mochila do porta-malas. Entrou em casa e notou a falta dos objetos, retornando imediatamente. O amigo que o deixou, porém, já havia partido. Fez uma busca minuciosa nas redondezas e ligou para o amigo, de modo a se certificar que não havia esquecido no interior do veículo. Tudo em vão.
No dia seguinte, ao elaborar o boletim de ocorrência, sugeri que qualificasse o fato como furto, pois, ainda que tenha esquecido, se alguém pegou os objetos sobre o carro cometeu furto e, se os encontrou no chão, no mínimo cometeu o crime de “apropriação de coisa achada” que é um delito, tal como o furto, praticado contra o patrimônio alheio. Além disso, a notícia do furto isentaria do pagamento da taxa para emissão do novo RG. No entanto, o rapaz foi irredutível: “Pai, a única coisa que sei é que perdi a carteira e o celular. Se alguém furtou ou se apropriou indevidamente eu não sei. Por isso, não me parece correto fazem um B.O. de furto”.
Confesso que a primeira reação foi de vergonha, ao notar que pudesse estar sugerindo algo pouco ético, sentimento que logo cedeu lugar a uma imensa satisfação por ver frutificar na vida de um filho as virtudes que com tanto esforço tentamos cultivar. Mas, orgulho de pai a parte, penso que a questão bem comporta algumas considerações.
O incidente me fez lembrar uma frase do saudoso Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom Bruno Gamberini, proferida numa atividade de formação da Comissão de Bioética e Defesa da Vida da Arquidiocese: “Deus nos julgará pela nossa consciência”. De fato, a consciência é um reduto inviolável de todo ser humano, onde cada qual tem o direito de estar a sós com o Criador.
“Cada homem deve agir em conformidade com o que lhe diz a sua consciência. Deus infunde a sua luz na nossa inteligência e, se a não apagamos voluntariamente, estamos capacitados para fazer o bem sem necessidade, num primeiro momento, de uma ajuda exterior especial. Mais que isso: não devemos seguir os conselhos de outra pessoa quando são contrários ao que, no mais profundo do nosso coração, consideramos ser bom” (A liberdade vivida com a força da fé; Jutta Burggraf. Lisboa: Diel, 2012. P. 94).
É certo que o ambiente, de certo modo, pode dificultar que se procure, encontre e ouça essa voz que age no mais íntimo do nosso ser. No entanto, não poderá jamais apaga-la por completo.
Por vezes ocorre, porém, que somos nós próprios que tentamos tapar os ouvidos da alma, porque os seus ditames podem nos parecer demasiado exigentes. E podemos ser muito criativos nesse intento: “todo mundo faz isso...”, “se eu deixar de fazer outro fará...”, “uma propinazinha inocente não fará mal a ninguém...”, “bem, eu assumi esse compromisso, mas faz tanto tempo, as coisas mudaram, naquela época eu era tão imaturo...”.
É curioso notar como o silêncio incomoda tanto as pessoas do nosso tempo. Há uma necessidade e uma compulsão para elevar o som do rádio, ligar a TV ao chegar a casa, ainda que não estejamos diante dela. De que temos medo ao ficarmos a sós conosco mesmos? Será que nos aflige encontrar uma voz que, nos mais das vezes é suave e não nos força a nada? Mas em sua suavidade, não hesitará e nos instar: vá por aqui, seja mais paciente com esse colega, mais afetuoso com esse filho, sacrifique-se um pouco mais por sua esposa, por seu marido...

A propósito, apenas para não deixar o leitor curioso, fizemos o Boletim de Ocorrência por perda de documento. E confesso que aquela taxa e o tempo não poupado no Poupatempo para pagá-la foram os mais bem gastos dos últimos tempos. Afinal, quanto vale uma alma? E é precisamente isso que vendemos (ou jogamos fora) quando não seguimos os ditames de uma consciência bem formada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário