segunda-feira, 31 de março de 2014

Divórcio eleva a pobreza

Em entrevista concedida a “O Estado de São Paulo”, a coordenadora do Programa da Família das Nações Unidas, Renata Kaczmarska, que esteve no Brasil para celebrar o 20º Ano Internacional da Família, fez uma declaração interessante. Indagado a ela se considera o divórcio um problema, respondeu:

É um problema na medida em que tem impacto sobre as crianças. Um dado comprovado é que os filhos de um casal que se divorciou também têm grandes chances de se divorciar, talvez por eles não terem tido um bom modelo de família.
E o divórcio também afeta a estabilidade, porque há mais chances de pobreza quando há só um provedor no lar. (http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,divorcio-eleva-pobreza-e-afeta-estabilidade,1144663,0.htm.)

O ser humano é muito mais que um agente econômico, como também sua dignidade supera imensamente a simples função econômica que desempenha na sociedade. Apesar disso, e feita com ênfase essa ressalva, também para o bom desempenho da economia a estabilidade da família presta a sua enorme contribuição.

Muitos pais atualmente enfrentam a dificuldade de conciliar a necessária dedicação à família com o trabalho profissional. Cada vez se exige mais dos trabalhadores. Ainda que as leis trabalhistas limitem a jornada, as exigências de metas, o afã de galgar postos melhores, ou mesmo a fuga das demais ocupações fazem que muitos profissionais dediquem muitas horas ao trabalho, deixando a família, em especial os filhos, sem a devida atenção.

E com os pais divorciados a situação se agrava. É inegável que sustentar duas casas é mais dispendioso. Com isso, pai e mãe deverão ocupar-se ainda mais com o trabalho, inclusive para conseguir mais recursos, o que por certo os privará mais ainda de dedicar tempo aos filhos. Além disso, a própria situação de separação dos pais limita o tempo que se passa com os filhos, especialmente daquele que não tem a guarda ou com quem eles não passam a maior parte dos dias.

Mas não é só o divórcio que tem reflexos negativos na economia. Também as crises conjugais trazem consequências negativas. Um trabalhador abalado emocionalmente é um trabalhador que em geral produz pouco e mal. Por isso, também por motivos pouco “altruístas” as empresas e o Estado deveriam se ocupar mais intensamente de que pai e mãe sejam felizes no relacionamento conjugal.

Todas as instituições são formadas por pessoas. E o ser humano não pode ser segmentado, ou seja, separar a mulher ou o homem que trabalha da sua condição de mãe, pai, esposa e esposo. A infelicidade conjugal reflete no trabalho e vice-versa.

Diante dessa constatação, talvez um grande equívoco seja pensar que, ao contrário do que ocorre com a preparação profissional, não haveria muito o que se fazer para se construir sobre bases sólidas a vida conjugal. O sucesso no relacionamento conjugal não é questão de sorte. Também ele é construído pelo esforço diário, dedicação, busca de melhora pessoal e também do estudo.

Exige-se dos pais e mães do nosso tempo que sejam profissionais da educação e também que encarem o próprio relacionamento com a mesma seriedade – ou mais ainda – com que se dedicam ao sucesso profissional. E isso não se consegue, no mais das vezes, com grandes façanhas, mas com pequenos gestos de cada dia, como lembrar-se de um telefonema para a esposa durante o dia, apenas para dizer que a ama, ou de fazer uma pequena surpresa que agrade o marido após um dia intenso de trabalho.
Os dados que a ONU nos traz já permitem concluir que família faz bem para a economia. E nós, não tão interessados no êxito econômico, mas na nossa felicidade e na daqueles que nos são próximos, podemos fazer eco dessa constatação – tão evidente – para dizer que família faz bem para o ser humano e para a subsistência da própria humanidade.

2 comentários:

  1. Não deixe nada incomodá-lo quando o Dr.EDEDE estiver lá para ajudá-lo a entrar em contato com ele para o seguinte >>>>>>>

    1. Traga seu marido de volta
    2. Traga sua esposa de volta
    3. Traga seu namorado de volta
    4. Traga sua namorada de volta
    5. Ganhe na loteria
    6. Promoção de escritório
    7. Ajude-a a engravidar se ela procurar o fruto do útero.
    8. Cura completa de qualquer tipo de doença.
    9. Compromisso de casamento
    10. Ajude você a ganhar qualquer suíte legal (culpada ou inocente) e entre outras.
    Em resumo, entre em contato com o Dr. EDEDE hoje para quaisquer problemas que o incomodem, porque amanhã pode ser tarde demais ... Não deixe nada incomodar quando o Doutor EDEDE estiver lá para ajudá-lo. Entre em contato com ele hoje através de sua

    email: Ededetemple@gmail.com
             OU
    WhatsApp: + 2 3 3 2 3 5 8 8 7 8 2 5

    ResponderExcluir
  2. Meu homem me largou uma semana atrás depois que eu o acusei de ver outra pessoa e insultá-lo. Eu quero ele de volta na minha vida, mas ele se recusa a ter qualquer contato comigo. Eu estava tão confusa e não sei o que fazer, então eu busco ajuda na Internet e vi um testemunho de como um lançador de feitiços ajuda as pessoas a recuperar seu homem, então eu entro em contato com o lançador de feitiços e explico meu problema para ele e ele lançou um feitiço para mim e me garantiu 24 horas que meu homem retornaria para mim e para minha maior surpresa no terceiro dia em que meu homem bateu à minha porta e pediu perdão. Estou tão feliz que meu amor está de volta e não apenas isso, estamos prestes a nos casar. Mais uma vez obrigado, doutor Azaka. Você é um grande e talentoso lançador de feitiços. Email: Azakaspelltemple4@gmail.com whatsapp em +1(315)316-1521

    ResponderExcluir