domingo, 23 de julho de 2017

Hospital de Amor

O Hospital de Câncer de Barretos inaugurou na última terça-feira, 18 de julho, o Instituto de Prevenção em Campinas. Em outra oportunidade já nos manifestamos, nesta coluna, sobre o trabalho maravilhoso desenvolvido por essa instituição. Agora com essa expansão para outros locais, com a qual nossa cidade é beneficiada, nossas reflexões poderiam se voltar para o delineamento do papel da sociedade e do Estado nos serviços públicos em geral e, em especial, no atendimento à saúde.
Com frequência ouvimos falar do colapso da saúde pública no nosso País. Por isso, iniciativas como essa aparecem como um oásis num imenso deserto de omissões, ineficiência e desperdício por parte do Poder Público. A Fundação Pio XII, entidade mantenedora do Hospital do Câncer de Barretos, tem se mostrado como um exemplo magnífico de gestão. Basta lembrar que os serviços prestados são inteiramente gratuitos, com grande qualidade e indistintamente a todos. Estamos diante de um dos exemplos mais claros de implementação, na prática, do princípio da subsidiariedade.
Pio XI, em 1931, na sua Carta Encíclica Quadragesimo anno, n. 79, afirmou: “assim como é injusto subtrair aos indivíduos o que eles podem efetuar com a própria iniciativa e indústria, para o confiar à coletividade, do mesmo modo passar para uma sociedade maior e mais elevada o que sociedades menores e inferiores podiam conseguir, é uma injustiça, um grave dano e perturbação da boa ordem social. O fim natural da sociedade e da sua ação é coadjuvar os seus membros, não destruí-los nem absorvê-los”.
Em outras palavras, e trazendo tais ensinamentos à nossa realidade atual, o Estado não deveria atuar diretamente num serviço de saúde em determinado localidade para atendimento a uma necessidade concreta. Tais iniciativas podem ser atribuídas a entidades locais, formadas por pessoas que se lançam nesse empreendimento.
Além disso, tais instituições quase sempre nascem inspiradas por um ideal que permitem prestar o serviço a que se propõem e “algo mais”. No caso da Fundação Pio XII, a finalidade não é apenas combater o câncer. Isso já seria muito. Porém, muito mais nobre ainda, o que os move é o amor ao próximo. O combate à doença é, nesse sentido, uma maneira muito peculiar e concreta de manifestar esse amor misericordioso que move todas aquelas e todos aqueles que se lançaram nesse ideal.
O princípio da subsidiariedade não é, porém, um convite à ineficiência ou inoperância do Estado. Bem ao contrário, é papel desse apoiar tais iniciativas, inclusive subvencionando-as com verbas públicas. Com efeito, se prestam um serviço no interesse da coletividade, é questão de justiça que ao menos parte dessas despesas sejam custeadas pelos cofres públicos, seja diretamente, seja com dedução do valor das doações nos impostos devidos.
Mas há um aspecto relevante a ser considerado nessas iniciativas. Refiro-me às doações vertidas em prol desses empreendimentos. Muitos talvez dirão que não fazem doações porque isso é papel do Estado e, “afinal, já pagamos muito imposto”. Ainda que em tais afirmações se vislumbre um fundo de verdade, não raras vezes são lançadas visando abafar a própria avareza.
Quando pedimos ajuda econômica a empreendimentos como esse, e também muitos outros – lembro-me agora do Centro Educacional Assistencial Profissionalizante (Escola da Pedreira) que há décadas mantém uma escola numa região carente de São Paulo – damos a oportunidade para que as pessoas exercitem a sua generosidade.

Por isso, a ajuda econômica sempre será necessária, pois também com ela se presta um serviço aos doadores. Com efeito, permitir que se contribua com dinheiro, com bens ou com o tempo dedicado ao próximo é dar a essas pessoas a quem se pedem contribuições uma oportunidade de dilatarem os seus corações, vale dizer, de crescerem no amor.

Um comentário:

  1. Belo Texto! Que exemplo! Você é uma grande pessoa. Deus te abençoe! abraços

    ResponderExcluir