sexta-feira, 13 de março de 2020

Dia da Mulher.


O último domingo foi o dia da mulher. Muitos de nós talvez tenhamos lido, em especial nas redes sociais, homenagens que ressaltam os inúmeros percalços que se passou e quanta luta se travou para alcançar a tão sonhada igualdade de direitos e oportunidades.
Hoje a sociedade muito se beneficia com a presença da mulher nos mais diversos setores. A sua criatividade e o seu gênio feminino transmitem à empresa, às repartições públicas e todos os ambientes de trabalho um tom mais humano e acolhedor.
Apesar desse avanço, hoje se desenha uma discriminação talvez mais injusta e cruel. É que se lhes impõe o sucesso profissional como um objetivo a ser alcançado a qualquer custo, inclusive e principalmente com prejuízo da maternidade. Com efeito, é assustador o número de mulheres que são demitidas pouco tempo após retornarem da licença-maternidade.
Há ainda, na mesma linha, outra discriminação que se impõe àquelas que optam por dedicar as suas vidas – ou alguns anos dela – exclusivamente à educação dos filhos e ao cuidado da família. Com a expressão pejorativa de “do lar” anotada como profissão, são frequentemente tratadas como profissionais de terceira ou quarta categoria.
É preciso reconhecer, porém, que se todos trabalhos desempenhados pela mulher devem ser valorizados e respeitados, tanto mais respeito e admiração deveriam ser tributadas àquelas que livremente optam por se dedicar exclusivamente à educação dos filhos e cuidado da família. É cientificamente provado que a presença da mãe nos primeiros anos de vida é fundamental para o desenvolvimento sadio da criança. Além disso, a mulher sabe como ninguém construir um ambiente de carinho e ternura, ingredientes indispensáveis para fazer de uma casa um lar. E toda a sociedade se beneficia com isso.
 E se todos nos beneficiamos com o trabalho da mulher nos mais diversos ambientes, é justo que lhes asseguremos as condições para que possam desempenhar essa sublime missão na qual serão sempre insubstituíveis. Isso porque, governantes, parlamentares, magistrados, empresários, médicos e todos os trabalhadores, mulheres ou homens, somente podem exercer esse papel na sociedade porque um dia foram acolhidos no colo por uma mãe.
Essas dóceis guerreiras, artífices fundamentais na construção de uma nova civilização, recebam os nossos parabéns e o nosso reconhecimento. Porém, que isso não fique somente em palavras, mas se traduza em gestos concretos de cooperação, apoio, valorização e amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário