segunda-feira, 30 de março de 2020

Lições do isolamento


Muitas famílias estão em isolamento no nosso País e no mundo nos últimos dias. É provável que ninguém de nós tenha passado por situação semelhante em toda a vida. Isso pode ser ocasião para sermos pessoas melhores ou, ao contrário, ser motivo para conflitos, brigas e desentendimentos, que tanto abalam o convívio familiar.
Por isso, gostaria de compartilhar hoje com o leitor algumas experiências que temos vivenciado na nossa família.
Em meio ao isolamento, há alguns dias, foi o aniversário de oito anos do nosso nono filho, o Vicente. Há um costume na nossa família de ganhar café da manhã na cama nesse dia. Só que o leite acabou. Como tínhamos sintomas suspeitos da temível doença (tosse, dor de garganta e um pouco de falta de ar), não me aventurei a ir até a padaria comprar, apesar de ter prometido isso a ele na véspera.
Diante disso, o jeito foi me contentar com uns ovos mexidos decorados com ketchup e o nome dele escrito com uns bacons fritos. Estou certo de que seria desclassificado de plano em qualquer concurso de MasterChef para criança. A reação dele, porém, quebrou todas as minhas expectativas. Ficou felicíssimo. Comia aqueles ovos sem graça como se fosse o prato mais delicioso do mundo...
Então nos veio a primeira lição: contentemo-nos com o que temos. Com muito pouco, é possível fazer felizes os que estão ao nosso lado. Acontece que temos uma tendência para criar necessidades. Colocamos uma série de requisitos para que se possa fazer uma comemoração. No entanto, na simplicidade e nos pequenos detalhes de carinho e atenção é que se esconde o segredo da paz na família.
O dia seguiu e a minha querida e dedicada esposa convenceu o nosso médico a me atender, apesar de ser um sábado. Ele também ficou com a suspeita de que de fato eu posso ter sofrido o contágio com o Coronavírus. Voltei para casa me sentindo privilegiado. Afinal, os sintomas não foram tão incômodos assim e, se confirmado, estaria inume em pouco tempo e, quando não mais houvesse risco de contágio para outras pessoas, estaria afinal livre do isolamento. Só que não. Após inúmeras tentativas, todas em vão, fiquei sabendo que o exame só é feito em pacientes graves, o que não é o meu caso. Com isso, ficarei indefinidamente na dúvida. E segue o isolamento até o final...
Eis aqui a segunda lição: não temos controle de nada na nossa vida. Deus está no comando. Ele sabe mais e melhor o que nos convém. Muitas vezes fazemos planos e nos irritamos que as coisas não ocorram tal como havíamos planejado. Acontece que a felicidade não está em que tudo corra bem, de acordo com o nosso planejamento. Ao contrário, ela está também na aceitação das contrariedades, com a certeza de que são enviadas ou ao menos permitidas por um Pai que nos ama e que cuida de nós.
Como era um sábado, decidi não trabalhar em home office. Finalmente teria algumas horas para ler o livro que espero há tanto tempo, pensei. Só que não. Preparativos para o aniversário – somente com os irmãos presentes, o que não é pouco – depois jogos, nos quais fui vivamente requisitado, o Álvaro, de 2 anos, exigindo a atenção... Enfim, tive de me contentar com 15 ou 20 minutos de leitura...
Depois disso tudo, fizemos uma oração em família. Logo após, sem saber o motivo, invadiu uma sensação profunda de paz e alegria...
Recebi, então, a terceira lição: o segredo da felicidade está em pensar nos outros. Já o apego ao nosso comodismo, o pensar apenas em nós mesmos é a receita ideal para a frustração e para a tristeza.
Aproveitemos, pois, intensamente esse tempo de isolamento. Quem sabe o dia que voltarmos à vida normal, o mundo e os locais que frequentamos receba pessoas melhores, que souberam adquirir muitas virtudes nesses momentos difíceis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário